Fundador da Eidos Montreal ouviu que a Sony pode estar perto de adquirir a Square Enix Tokyo

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O fundador da Eidos Montreal, Stephane D’Astous, sobre esse assunto e como era o relacionamento da desenvolvedora com a Square Enix.

“Foi uma trajetória que poderia ser prevista”, diz ele ao GamesIndustry.biz. “Saí porque faltavam coisas na matriz. A Eidos [pré-Square Enix] tem uma grande tradição de equipes de desenvolvimento, mas eles não têm um conhecimento superior de como vender seus jogos. E isso ficou bem claro”.

“Você pode olhar para todos os grandes jogos que a Eidos fez e – além de Tomb Raider naquela época, era uma era totalmente diferente – os Hitmans e todos aqueles poderiam ter sido projetos de seis, sete, oito milhões de unidades. Deus Ex poderia ter sido isso também. Nós atingimos bons números, não me entenda mal, mas eu sempre senti que a maneira de vender jogos que a Eidos usava era tão tradicional e convencional. Que não era inovadora. E sempre foi subestimando a qualidade dos jogos”.

“Talvez na época [em que o acordo foi assinado] super-heróis eram uma grande coisa. Ainda é, mas há algum cansaço com super-heróis. E especialmente em jogos – muito poucos conseguem ter sucesso com super-heróis. Sempre há o Batman [dos] caras da Rocksteady. Há o Spider-Man. Mas entre as pessoas que fizeram isso, a taxa de sucesso dos jogos de super-heróis não é boa”.

“Talvez fosse a saída mais fácil. Eles podem ter pensado que vender um jogo de super-heróis seria mais fácil do que um jogo convencional”.

Ele fala tambem da possivel compra da Square Enix pela Sony.

“Se eu ler nas entrelinhas, a Square Enix Japan não estava tão comprometida quanto esperávamos inicialmente. E há rumores, obviamente, de que com todas essas atividades de fusões e aquisições, que a Sony realmente gostaria de ter a Square Enix. Ouvi rumores de que a Sony disse que está realmente interessada na Square Enix Tokyo, mas não no resto. Então, acho que [o CEO da Square Enix, Yosuke] Matsuda-san colocou isso como uma venda de garagem”.